Você é móvel e flexível?

Entenda a diferença e a importância dessas duas características das nossas articulações para o seu bem-estar!!!



A Mobilidade Articular pode ser definida como a capacidade que as articulações têm de executar movimentos de pequenas e grandes amplitudes. Em outras palavras, quando acionamos nossa musculatura, elas devem ser capazes de se mover livremente e com ampla extensão em todas as direções possíveis naturalmente.


Já a flexibilidade é a qualidade física responsável pela execução voluntária de um movimento de amplitude angular máxima, por articulação ou conjunto de articulações, dentro dos limites normais de movimento, sem risco de provocar lesão.


É a capacidade de realizar movimentos nas articulações com apropriada amplitude de movimento.

Então se você tem mobilidade articular não significa que você tenha flexibilidade, muitas vezes devido a hábitos de sedentarismo vamos encurtando nossos músculos ao longo do tempo por falta de estímulo a eles.


Um músculo encurtado pode diminuir a amplitude de movimento da articulação e gerar um mal funcionamento, fazendo com que ela seja sobrecarregada ou que tenha sua função diminuída em relação ao quanto ela pode se movimentar.


Tudo isso pode resultar em dores musculares e articulares no seu dia a dia.



Para que você se mantenha longe das dores musculares e articulares, procure adotar uma rotina de alongamentos e de exercícios de mobilidade articular, seus músculos agradecem e você fica longe das dores e ainda alivia as dores por tensão muscular!!


E para lhe ajudar nessa tarefa, procure um Educador Físico ou um Fisioterapeuta para lhe orientar de forma correta sobre os exercícios.


Até a próxima e não esqueçam de se movimentar, afinal movimento é vida para o nosso corpo!!!

Alexandre Herrera


6 visualizações0 comentário

Posts Relacionados