Viva Santo Antônio

Santo Antônio chegou abrindo o mês junino. Coitado, passa a noite de ponta cabeça para arrumar marido para as mocinhas solteiras... Vive as voltas para encontrar objetos perdidos e é inspiração para os bolos mais gostosos com medalhinhas que preveem seu futuro!

Santo Antônio de Lisboa e Pádua. Antônio que nasceu Fernando Antônio de Bulhões em 15 de agosto de 1195. Jovem de família de posses e oficial do exército. Entrou aos 19 anos no Mosteiro de São Vicente dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho. Gostava de estudar e tinha o dom da palavra com pregações bastante conhecidas.

Transferido para Coimbra conhece a ordem Franciscana e muda-se para ela inspirada em seus ideais. O jovem padre pede para evangelizar no Marrocos, mas adoece a meio caminho e seu barco foi desviado para a Itália, mais especificamente na Sicília, e conhece Francisco de Assis.

“Após conhecer São Francisco, Frei Antônio passa 15 meses como um eremita no monte Paolo. São Francisco enxerga os dons que Deus deu a ele, chama-o de Frei Antônio, meu Bispo e o encarrega da formação teológica dos irmãos do Mosteiro.” (https://cruzterrasanta.com.br/historia-de-santo-antonio/119/102/)

Conhecido como o protetor das coisas perdidas, casamentos, pobres, ele é o Santo dos Milagres – muitos realizados em vida. Durante seus sermões em praças e igrejas, muitas pessoas se curavam. Pelo grande número de milagres foi beatificado e canonizado 11 meses após sua morte em Pádua no dia 13 de junho de 1231.

Antes de partir para Deus, Santo Antônio diz: “Ó Virgem gloriosa que estais acima das estrelas. E completou, estou vendo o meu Senhor. Em seguida, faleceu”. (https://cruzterrasanta.com.br/historia-de-santo-antonio/119/102/). Ao ser exumado, sua língua estava intacta e está em exposição na Catedral de Pádua, na Itália.

Antônio foi canonizado em maio de 1232. No ano de 1934 foi declarado padroeiro de Portugal e doutor da Igreja pelo Papa Pio XII em 1946.


Oração a Santo Antônio


Meu querido Santo Antônio dos mais carinhosos, o vosso ardente amor a Deus, as vossas sublimes virtudes e grande caridade para o próximo, vos mereceram durante a vida, o poder de fazer milagres espantosos. Nada vos era impossível senão deixar de sentir compaixão pelos que necessitavam da vossa eficaz intercessão.

A vós recorremos e vos imploramos que nos obtenhais a graça especial que nesse momento pedimos.

Ó bondoso, e santo taumaturgo, cujo coração estava sempre cheio de simpatia pelos homens, segredai as nossas preces ao Menino Jesus, que tanto gostava de repousar nos vossos braços. Uma palavra vossa nos obterá as mercês que pedimos. Amém.


Responsório de Santo Antônio


Se milagres desejais,

Recorrei a Santo Antônio;

Vereis fugir o demônio

E as tentações infernais.


Recupera-se o perdido,

Rompe-se a dura prisão

E no auge do furacão

Cede o mar embravecido.


Todos os males humanos

Se moderam, se retiram,

Digam-no aqueles que o viram,

E digam-no os paduanos.


Recupera-se o perdido,

Rompe-se a dura prisão

E no auge do furacão

Cede o mar embravecido.


Pela sua intercessão

Foge a peste, o erro, a morte,

O fraco torna-se forte

E torna-se o enfermo são.


Recupera-se o perdido,

Rompe-se a dura prisão

E no auge do furacão

Cede o mar embravecido.


Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo.


Recupera-se o perdido,

Rompe-se a dura prisão

E no auge do furacão

Cede o mar embravecido.


-Rogai por nós, bem-aventurado Antônio.


-Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.



🙌Oremos🙌


Ó Deus, nós vos suplicamos, que alegreis os vossos fiéis com os milagres de Santo Antônio, vosso confessor e doutor.

Assim fortalecidos na terra com os auxílios do grande Santo, consigam todos alcançar as alegrias eternas junto a vós.

Por Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.


Enviada pelo meu amigo Marcilio

35 visualizações0 comentário

Posts Relacionados