Todos os Santos


Hoje comemoramos o dia de todos os Santos. No Brasil a data não é considerada feriado e nesse dia homenageia-se todos os santos e mártires da igreja católica.

Ao longo do ano temos datas especificas para comemorar cada um desses homens e mulheres que santificaram suas vidas a Cristo, mas, como existem muitos Santos desconhecidos o dia 1 de novembro é a maneira de não excluirmos nenhum deles.

A origem da data surgiu por volta do século IV na Antioquia quando eram lembrados os mártires e santos no primeiro domingo após o Pentecostes. Sabe-se que mais de 6 mil homens e mulheres foram martirizados e mortos pelos romanos. Foi em no ano de 835 que o papa Gregório IV oficializou a data de 1º de novembro.

Em Portugal o Dia de Todos os Santos as crianças comemoram a data como o Dia do Pão por Deus. “É costume preparar um saquinho especial para esse dia (com decoração alusiva à data). As crianças costumam ir de casa em casa, onde recebem pão, frutas, frutos secos ou doces.”


Oração do Dia de Todos os Santos

“Querido Pai,

Você tem dado aos santos do céu a felicidade eterna que vivem agora na plenitude de Sua glória. Devido ao Seu santo amor, eles também se preocupam comigo e minha família, meus amigos, minha igreja, meus vizinhos.

Obrigado pelo dom da sua amizade e do testemunho de uma vida santa.

Eu peço aos nossos santos padroeiros e todos os santos que se tornaram particularmente queridos para mim, a intercessão por nós. Peço-lhes que nos ajude a caminhar com segurança no caminho estreito que conduz ao céu.

Ó Senhor, dai-nos a sua proteção. Dai-nos a sua assistência para vencer a tentação, ganhando a plenitude da vida. Amém!”


Texto by Helena Fraga

5 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Santa Zita