19 de Março - Dia de São José


O Pai adotivo de Jesus. O homem fiel, justo, bom e generoso que Deus escolheu para ser exemplo ao lado de Maria e de Jesus da família.

São José foi escolhido por Deus. Quando soube que N. Sra. Estava grávida pensou em abandona-la em segredo, mas, recebe a visita do anjo que diz:

José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho a quem porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados”(Mateus 1, 20-21).

E a partir de então ele assumo totalmente seu papel de guardião do Filho de Deus. José era carpinteiro e pouco se fala dele nos evangelhos, mas, muitos são os testemunhos de suas graças e milagres.

A ele são atribuídas as virtudes que o transformam em exemplo de homem e cuidador da família sagrada:- Bondade, Fé e prudência, Ser Justo, Fortaleza e Caridade.

Bento XVI em uma de suas entrevistas contou que a sua família mantinha uma forte tradição de celebrar o Dia de São José, 19 de março, como uma data festiva. A família preparava um café-da-manhã especial, com grãos de café moídos na hora – algo que a família não tinha condições de fazer todos os dias. O pai do futuro Papa, aliás, era um grande apreciador de café. Nessa ocasião, havia até uma toalha de mesa especialmente dedicada ao santo esposo de Nossa Senhora. A mãe de Joseph Ratzinger também preparava um bolo com glacê nessa data. Por fim, a mesa era adornada com uma flor do início da primavera no hemisfério Norte. Não custa lembrar que um símbolo especial de São José é justamente uma flor, o lírio branco da pureza. Bento XVI também fala da significativa tradição que invoca São José como patrono da morte santa, já que ele teve o privilégio de morrer entre ninguém menos que Jesus e Maria:

A ideia de que ele tenha terminado a vida terrena aos cuidados de Maria é bem fundamentada. Por isso, pedir que ele nos acompanhe docemente em nossa hora derradeira é uma forma bem fundamentada de piedade.


São José, rogai por nós!


Fonte: Aleteia

46 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Santa Zita