Professor… Dia especial

O Professor é o profissional que está presente na vida de todos…

Contamos aqui um pouco de como esse dia especial surgiu…

Professor…

A data de 15 de outubro é o dia consagrado a Santa Tereza D’Ávila e foi nesse dia que D. Pedro I em 1827 criou e decretou o ensino elementar no Brasil. A ideia inovadora para a época determinava que todas as cidades, vilas, lugarejos tivessem escolas das primeiras letras descentralizando dessa forma o ensino, o salário e a forma de contratação dos professores e as matérias básicas que todas as crianças deviam aprender. No entanto a lei só foi oficializada em 1933 no Instituto de Educação do Rio de Janeiro.

Em 1947 – mais precisamente cento e vinte anos depois – é que começam as primeiras comemorações dedicadas aos mestres. A ideia surgiu no Ginásio Caetano de Campos, quando o professor Salomão Backer e seus colegas Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko tiveram a ideia de dar uma parada no dia 15 de outubro para descanso e análise do restante do período escolar.

Nesse dia alunos e professores traziam doces e confraternizavam.

Apenas em 1963 é que a data torna-se oficial pelo decreto Federal 52.682 que dizia que “para comemorar condignamente o Dia do professor promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias.”


Nos outros países…

A figura do professor, do mestre, daquele que é o responsável pela educação formal é venerada em quase todos os cantos do planeta!

A UNESCO instituiu o dia 5 de outubro como World Teacher´s Day e muitos países adotam essa data, mas tem os que utilizam outras datas, de acordo com os costumes locais como podemos ver a seguir:PAÍSDATAEstados UnidosNa terça-feira da primeira semana completa do mês de maioTailândia16 de janeiroÍndia05 de setembroChina10 de setembroMéxico15 de maioTaiwan28 de setembroArgentina11 de setembroChile16 de outubroUruguai22 de setembroParaguai30 de abril

0 visualização

Posts recentes

Ver tudo