Outubro Rosa de Santa Terezinha


Chegamos a outubro...

Outubro rosa!

Outubro de Nossa Senhora!

Outubro dos professores!

Outubro que começa com Santa Teresinha do Menino Jesus...

Nascida em janeiro de 1873, foi sempre uma criança adoentada. Ficou órfã de mãe aos 4 anos e quem cuidou dela foi sua irmã mais velha Paulina. Aos 14 anos seu desejo era de entrar no convento da ordem das Carmelitas Descalças; pelas regras não podia devido à idade, mas não desistiu de sua vocação. Em abril de 1888, em uma viagem à Itália, a jovem pediu ao Papa Leão XIII permissão para ingressar na Ordem com o nome de Thérèse de I’Enfant Jesus (Teresa do Menino Jesus).

Piedosa e temente a Deus levou a sério o caminho da perfeição descrito por Santa Tereza D’Avila; nos pequenos serviços e na simplicidade, ela entregou seu amor a Deus. Teresinha dizia:

“Sigamos o caminho da simplicidade. Entreguemo-nos com todo o nosso ser ao amor. Em tudo busquemos fazer a vontade de Deus. O zelo pela salvação das pessoas devore nosso coração.”

Deixou sua autobiografia “História de uma alma” como legado de sua história de vida santificada. Nela ela aprofunda-se na vida simples como caminho à Santidade.

É conhecida como a Santa das Rosas, pois o que a deixava feliz era jogar pétalas de rosas ao ver passar o Santíssimo Sacramento no ostensório ou no crucifixo que ficava no jardim do Carmelo. Antes de morrer disse: “Vou fazer chover sobre a Terra uma chuva de rosas”, dizendo assim que sempre iria interceder a Deus por todos os povos. Por isso, na Novena de Santa Teresinha o fiel espera receber uma rosa como sinal de que seu pedido será atendido.

Morreu aos 24 anos depois de sofrer por quase 3 anos de tuberculose. Sua última frase antes de partir para o Céu foi: “Não me arrependo de haver-me entregue ao amor”. E com o olhar fixo no crucifixo, ela exclamou: “Meu Deus, eu te amo”. Então, faleceu a jovem que depois foi chamada de a Maior Santa dos tempos modernos.”


Oração a Santa Teresinha do Menino Jesus

Ó Santa Teresinha, branca e mimosa flor de Jesus e Maria, que embalsamais o Carmelo e o mundo inteiro com vosso suave perfume, chamai-nos e nós correremos convosco, ao encontro de Jesus, pelo caminho da renúncia, do abandono e do amor. Fazei-nos simples e dóceis, humildes e confiantes para nosso Pai do Céu. Não permitais que o ofendamos com o pecado. Socorrei-nos em todos os perigos e necessidades; socorrei-nos em todas as aflições e alcançai-nos todas as graças espirituais e temporais, especialmente a graça que estamos precisando agora, (fazer o pedido). Lembrai-vos, ó Santa Terezinha, que prometestes passar vosso céu fazendo o bem à Terra, sem descanso, até ver completo o número de eleitos. Cumpri em nós vossa promessa: sede nosso anjo protetor na travessia desta vida e não descanseis até que nos vejais no Céu, ao vosso lado, contando as ternuras do amor misericordioso do Coração de Jesus. Amém.


Fonte de pesquisa: https://cruzterrasanta.com.br/historia-de-santa-terezinha/111/102/


Texto Helena Fraga

Revisão Ana Paula Bertolini

95 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo