A tradição de montar o presépio


Hoje vamos falar um pouquinho sobre o presépio... uma das mais belas tradições de Natal. Lembro-me de que minha mãe – a Dona Herminda – tinha um presépio lindo quando eu era pequena.

Ficava apaixonada toda vez que, no início de dezembro, ela abria uma pequena maleta de palha e retirava todas as peças que montavam quase uma cidade inteira com ovelhinhas, cabras, burrinhos, pastores. Havia a casinha que imitava a hospedaria. Muitos pequenos habitantes e, claro, a manjedoura com o Menino-Deus, Maria e José.

Mas, o que realmente me encantava eram os efeitos especiais. Sim, papel com estampa de pedra que amassado virava uma montanha ou celofane azul para criar lagos e os patinhos nadarem. A riqueza de detalhes demorava dias para ser totalmente acondicionada numa grande mesa que ficava na sala.

Minha mãe é uma artista e sempre enfeitou nossa casa para essa época do ano. Enfeita até hoje e ao longo de todo esses anos foi transformando e acrescentando elementos diferenciados.

Muitas famílias ainda mantêm a tradição de montar a representação do nascimento de Jesus. E com as novas tecnologias encontramos formatos, tamanhos e modelos para todos os gostos. Afinal, em dezembro nada é mais importante do que o aniversariante.

Mas, você sabe o significado da palavra presépio? Vem do latim e significa estábulo, manjedoura. É a réplica da cena do nascimento do Menino Jesus. A primeira vez que um foi organizado aconteceu em 1223 pelo jovem Francisco.

Ele ficava triste pelas pessoas não entenderem muito bem como tudo havia acontecido, então teve a ideia de chamar seu amigo Giovani para preparar a cena da natividade numa pequena gruta na cidade de Greccio. Na noite de Natal os dois celebraram o nascimento de Jesus entre um boi e um jumento com a mesma simplicidade com que Jesus veio ao mundo para nos salvar.

O presépio deve ser montado no 1º Domingo do Advento e retirado no dia 6 de janeiro – dia de Reis ou Epifania do Senhor.

Em nosso país a primeira representação do nascimento do Salvador foi criada pelo Padre José de Anchieta para os índios e colonos portugueses em 1552.

Jesus, o filho de Deus, nasceu em um estábulo demonstrando a grandeza da salvação na fragilidade de uma criança.

🤱Feliz Natal...

7 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

© 2021 por Helena Fraga 

Desenvolvido por

multiponto-mkt-wix-preto.png
Pague com
Cadastre-se na minha newsletter
Me siga