O Petróleo que move o Mundo




Petróleo que move o mundo...

A todo momento falamos – pelo menos no setor que trabalho – sobre a indústria do petróleo, mas, pouco ou quase nada sabemos sobre isso. Pesquisando e lendo descobri algumas coisas interessantes...

O vocábulo petróleo vem do latim Petra que significa pedra e oleum que é óleo. Uma mistura de hidrocarbonetos insolúvel na água. O que quase não sabemos é o fato dessa substância ser conhecida desde a Idade da Pedra.

Encontramos referências na bíblia citando o betume e o asfalto, e indícios de que os indígenas da América do Norte usavam-no para impermeabilizar seus barcos.

Como não poderia deixar de ser, os chineses já utilizavam seu gás para cozer alimentos. Até o advento da indústria automobilística, seu uso era esporádico.

Hoje vamos falar um pouco sobre Edwin Drake o primeiro homem que descobriu e perfurou um poço de petróleo há exatos 163 anos (27 de agosto de 1858) no estado norte americano da Pensilvânia.

Apesar de descobrir o ouro negro, Coronel Drake não ficou milionário com a descoberta. Mas, muitos outros homens da época fizeram suas fortunas com a perfuração de poços de petróleo.

A primeira empresa a financiar a nova descoberta foi a Seneca Oil. Conforme informação encontrada no livro 365 dias que mudaram o mundo: “Até 1895, com o aparecimento dos primeiros automóveis, não houve necessidade da gasolina, como novo combustível em grandes quantidades, mas às vésperas da Primeira Guerra Mundial já existia mais de 1 milhão de veículos que usavam gasolina no mundo.” No livro do Genesis podemos encontrar referências de que o asfalto foi usado para assentar os tijolos da Torre de Babel...

Como vemos, o petróleo é tão antigo quanto a própria vida humana. E o mundo sobre rodas ainda depende, e bastante, dele. Ao longo do tempo poços de petróleo foram descobertos em outras regiões, especialmente no Oriente Médio.


Nos próximos anos supõem-se que novas fontes energéticas o substituirão, mas sua importância histórica permanecerá.


Fontes de Pesquisa:

  • 365 Dias que mudaram o mundo – The History Channel Ibéria – 2014

  • Portal da Educação

5 visualizações0 comentário