Missa do Galo, Ceia, Cantigas e Presentes



Para os cristãos, a Missa do Galo tem um sentido bastante especial. A tradição mostra-nos que nos primórdios do catolicismo eram celebradas três missas – ao pôr do sol do dia 24 de dezembro, à meia noite e a missa de Natal do dia 25.

Perto do ano 330 o Papa Telesforo mudou a celebração para a meia noite e o nome deve-se à lenda sobre um galo que cantou fortemente no momento da Eucaristia anunciando a chegada do Messias. As antigas tradições contam que após a Missa do Galo celebrada à meia noite era servida uma refeição (a ceia) com frutas aos fiéis.

Esse costume transferiu-se para os lares com uma pitada de sofisticação e muitas iguarias para celebrar a união da família. A ceia é a hora de fraternizar, relembrar momentos especiais e união. É uma das maiores tradições entre as pessoas.

Uma curiosidade é que a fartura das mesas no Natal vem de costumes europeus, onde as portas eram mantidas abertas ao longo da noite santa para receber viajantes e peregrinos, e todos confraternizavam juntos.


E o que seria do Natal sem suas cantigas? A mais antiga canção natalina relatada é do século IV – “Jesus Refulsit Omnium” de Saint Hilary Poiters. Porém, a mais famosa delas é “Noite Feliz”, de 1818, escrita por Joseph Mohr e Franz Gruber.

Conta-se que Mohr, pároco da aldeia de Ansodof (Áustria), ao voltar para casa na véspera de Natal olhou para o céu límpido e estrelado de inverno e numa oração fervorosa compôs um poema ao Menino Jesus, cujo nascimento, ele acreditava que havia sido em uma noite como aquela. A canção foi traduzida para mais de sessenta idiomas.


No Natal também tem troca de presentes como uma maneira carinhosa de agradecer alguém. Dar lembranças aos familiares e amigos busca inspiração na visita dos Magos que ofereceram ouro, incenso e mirra ao menino Deus. Presentes não precisam ser caros! Tampouco é necessário o excesso de consumismo. Um abraço, um cartão, uma flor, um poema ou um simples “eu te amo” podem ser mais marcantes e são especiais. O importante dessa data é o Aniversariante e nosso maior presente é o nascimento de Jesus para viver como homem entre nós e nos salvar.

Com todos os momentos que vivemos nesse ano, o Natal nunca teve um significado tão especial. Que possamos olhar para nossa família e redescobrir o verdadeiro sentido do amor.


Feliz e abençoado Natal a você e seus familiares.

7 visualizações

Posts recentes

Ver tudo