Guirlandas de esperança...


Você gosta de guirlandas?

Elas são tão especiais não é verdade? compradas ou feitas artesanalmente representam um ciclo de nascimento e de morte, a vida eterna, a paz. É um sinal de esperança e suas fitas vermelhas representam o amor de Deus que nos envolve.

A origem remonta aos Gregos e ainda em tempos pagãos quando eram usadas como sinal de boas-vindas aos deuses. Em Roma era comum trançar folhas principalmente de louro como forma de homenagear guerreiros ou imperadores. O hábito se expandiu entre o povo que enrolava plantas em formato de coroa colocando-as na porta de entrada desejando saúde para todos.

Mesmo em tempos que ainda não tinham uma relação com o Natal na Idade média eram usadas como símbolo de boas-vindas ao lado dos Brasoes familiares. Acreditava-se que algumas folhagens como heras e galhos de pinheiro protegiam e espantavam o maligno.

Com o crescimento e entendimento da vinda de Jesus e compreensão dessa data tão significativa para os cristãos surge a coroa do advento feita com folhagens e velas com uma representação dos quatro domingos que antecedem a comemoração do nascimento do Filho de Deus.

O formato em círculo representa a esperança e remete a metáfora da vida como um ciclo de nascimento, morte e renascimento.

Saber o significado e a simbologia daquilo que fazemos enriquece nossa alma. Nos conecta com o todo e dá sentido a tudo que fazemos em nossa vida. A cada novo ano você não precisa mais retirar sua linda guirlanda e colocar na porta...

Você pode restaurá-la... colocar uma fita nova... dar um sentido novo a ela... trazer elementos que tem sentido para sua família. Colorir o Natal de seus vizinhos e terminar com uma oração de agradecimento por mais um ano vivido!

Feliz Natal



89 visualizações

Posts recentes

Ver tudo