Faltam carros 0km no mercado e o preço do usado disparou



Procurando um carro para comprar?

O preço do seminovo disparou e a fila de espera por um zero quilômetro pode chegar a mais de 120 dias.


Mas por quê isso está acontecendo?

Crise de abastecimento de semicondutores no mundo.


É isso mesmo. Os semicondutores são microchips responsáveis por fazer os componentes eletrônicos do carro, como o computador de bordo, a frenagem autônoma e até a ligação entre o motor e o câmbio, funcionarem de forma correta.

A matéria prima para a fabricação deles é o silício, o segundo elemento químico mais abundante no nosso planeta, presente em cerca de 28% da superfície da Terra.


Se é tão abundante, por quê está "faltando"?

Apenas 10 empresas são responsáveis por 72% da fabricação de semicondutores no mundo, sendo que a maioria das fábricas está na Ásia e nos Estados Unidos.

No Brasil, por exemplo, só existe uma indústria fabricante de semicondutores, localizada em Porto Alegre (RS)


Demanda excessiva durante a pandemia.

Um dos fatores para a falta de semicondutores no mercado é que eles são indispensáveis em diversas tecnologia, não somente para os carros.

Com o aumento das atividades de home office durante a pandemia, a quantidade de equipamentos eletrônicos produzidos (celulares, computadores, notebooks, tablets, etc) foi muito maior do que em anos anteriores em todo o mundo.


Dificuldade na produção

Para piorar a crise no setor, houve um incêndio em uma das maiores fábricas de semicondutores do Japão e uma estiagem histórica em Taiwan, que também afetaram a produção de semicondutores, que demandam grandes volumes de água em seu processo de fabricação


As montadoras foram para o final da fila

Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), para montar um carro podem ser necessários até 1,4 mil semicondutores. Com o aumento da demanda desses chips por outros setores, a indústria automotiva, que estava em baixa durante os primeiros meses da pandemia, deixou de ser prioridade entre os fabricantes dos microchips. Ou seja, entrou o fim da fila de compra dos semicondutores.


Qual a consequência de tudo isso

Por esses motivos, o carro usado passou a ser tão valorizado no mercado brasileiro . Segundo a Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), modelos com quatro a 10 anos de uso tiveram uma valorização média de 13% no primeiro semestre de 2021.


Então, cuide bem do seu carrinho, pq além dele estar valendo "ouro", não está fácil comprar um zero, mesmo que tenha o dinheiro para isso

❤️ Um beijo no coração


Informações extraídas do Estado de Minas Vrum


54 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo