Envelhecimento Cutâneo


envelhecer é inevitável

Envelhecer é inevitável, mas podemos retardar a velocidade reduzindo as agressões de fatores internos e externos que o aceleram.

Envelhecimento da pele

O envelhecimento intrínseco está relacionado com o envelhecimento cronológico, onde há redução da multiplicação celular, síntese de proteínas, colágeno, elastina, capacidade de cicatrização e regeneração.

Já o envelhecimento extrínseco é principalmente causado pela exposição inadequada aos raios ultravioleta.

Devemos sempre priorizar o alimento e, quando necessário, associar suplementação, fitoterápicos, tratamentos tópicos, nutri cosméticos e até mesmo procedimentos cirúrgicos.

O organismo deve ser preparado adequadamente para poder receber e absorver os nutrientes, e para isso precisamos manter uma microbiota intestinal – flora intestinal – saudável para uma adequada absorção e assim alcançarmos os efeitos desejados.


Quais seriam esses alimentos?


Uma alimentação variada, equilibrada e saudável pode fornecer proteínas, antioxidantes e agentes anti-inflamatórios importantes para retardar o envelhecimento cutâneo. Dar preferência sempre que possível, aos alimentos orgânicos.

Os alimentos ricos em antioxidantes, como Vitamina A, Vitamina C, Vitamina E, Selênio, Magnésio e Zinco, podem contribuir para prevenir e combater a formação de radicais livres que favorecem o envelhecimento da pele.


Vitamina A:  Fígado, gema de ovo, iogurte, leite e derivados.

Vitamina C:  Frutas cítricas, salsão, pimentão e tomate.

Vitamina E : Castanha do Brasil, cereais integrais, gérmen de trigo, pães integrais, repolho

Selênio : Grãos integrais, peixes, castanha do Brasil

Magnésio  Nozes, leguminosas, milho, cenoura, frutos do mar

Zinco:  Carnes vermelhas, algas, ostras, leite e derivados, grãos.

Os alimentos anti-inflamatórios são encontrados nas hortaliças, frutas, frutos do mar, oleaginosas e chá verde.


É fundamental uma adequada ingestão hídrica porque evita danos como envelhecimento e ressecamento pois, uma boa hidratação protege a pele.


Nem todo alimento tem o mesmo efeito em todos os indivíduos. Para dizer qual a melhor estratégia nutricional e um planejamento adequado, procure sempre um profissional habilitado para que este possa tratar, amenizar ou prevenir as desordens do paciente e/ou cliente.


Quer saber mais? Mês que vem nos encontraremos novamente e vamos falar sobre disbiose...


Marta Freire

58 visualizações0 comentário

Posts Relacionados