
Envelhecimento Cutâneo

Envelhecer é inevitável, mas podemos retardar a velocidade reduzindo as agressões de fatores internos e externos que o aceleram.

O envelhecimento intrínseco está relacionado com o envelhecimento cronológico, onde há redução da multiplicação celular, síntese de proteínas, colágeno, elastina, capacidade de cicatrização e regeneração.
Já o envelhecimento extrínseco é principalmente causado pela exposição inadequada aos raios ultravioleta.
Devemos sempre priorizar o alimento e, quando necessário, associar suplementação, fitoterápicos, tratamentos tópicos, nutri cosméticos e até mesmo procedimentos cirúrgicos.
O organismo deve ser preparado adequadamente para poder receber e absorver os nutrientes, e para isso precisamos manter uma microbiota intestinal – flora intestinal – saudável para uma adequada absorção e assim alcançarmos os efeitos desejados.

Quais seriam esses alimentos?
Uma alimentação variada, equilibrada e saudável pode fornecer proteínas, antioxidantes e agentes anti-inflamatórios importantes para retardar o envelhecimento cutâneo. Dar preferência sempre que possível, aos alimentos orgânicos.
Os alimentos ricos em antioxidantes, como Vitamina A, Vitamina C, Vitamina E, Selênio, Magnésio e Zinco, podem contribuir para prevenir e combater a formação de radicais livres que favorecem o envelhecimento da pele.
Vitamina A: Fígado, gema de ovo, iogurte, leite e derivados.
Vitamina C: Frutas cítricas, salsão, pimentão e tomate.
Vitamina E : Castanha do Brasil, cereais integrais, gérmen de trigo, pães integrais, repolho
Selênio : Grãos integrais, peixes, castanha do Brasil
Magnésio Nozes, leguminosas, milho, cenoura, frutos do mar
Zinco: Carnes vermelhas, algas, ostras, leite e derivados, grãos.
Os alimentos anti-inflamatórios são encontrados nas hortaliças, frutas, frutos do mar, oleaginosas e chá verde.

É fundamental uma adequada ingestão hídrica porque evita danos como envelhecimento e ressecamento pois, uma boa hidratação protege a pele.
Nem todo alimento tem o mesmo efeito em todos os indivíduos. Para dizer qual a melhor estratégia nutricional e um planejamento adequado, procure sempre um profissional habilitado para que este possa tratar, amenizar ou prevenir as desordens do paciente e/ou cliente.
Quer saber mais? Mês que vem nos encontraremos novamente e vamos falar sobre disbiose...
Marta Freire