11 de fevereiro – Dia do Enfermo e de N. Sra. de Lourdes

A data de origem religiosa é um lembrete à sociedade que devemos trabalhar por melhores condições de tratamento às pessoas doentes. Foi criado em 1992 pelo Papa João Paulo II no mesmo dia em que a Igreja Católica comemora a festa de Nossa Senhora de Lourdes.

Como nos conta a tradição católica, uma camponesa francesa chamada Marie-Bernard Soubirous viu a Mãe de Deus quando tinha 14 anos, na cidade de Lourdes. A jovem contava que “enquanto procurava por lenha com suas amigas próximo ao caminho do rio Gave, ela avistou uma ‘dama’ dentro de uma gruta”. Era o dia 11 de fevereiro de 1858.

Para provar as visões de Bernadete, pois as pessoas duvidavam dela, Nossa Senhora pediu que cavasse com suas mãos um buraco no local por ela indicado. Imediatamente começou a brotar muita água do local – um verdadeiro milagre – visto que o lugar era extremamente seco.

A fonte milagrosa de Lourdes é visitada há muitos anos e tem curado muitos devotos.

A basílica em homenagem a Maria Santíssima foi construída em 1876.


Oração – proteção e refúgio

“Sob a tua proteção procuramos refúgio, Virgem Imaculada de Lourdes, que és o modelo perfeito da criação segundo o plano original de Deus. A ti, neste dia, confiamos os doentes, os idosos, as pessoas sozinhas: alivia o seu sofrimento, enxuga as suas lágrimas e obtém para cada um a força necessária para realizar a vontade de Deus. Sê o amparo de todos que aliviam, dia após dia, os sofrimentos destes irmãos. E ajuda-nos a crescermos no conhecimento de Cristo, que, com a Sua morte e ressurreição, venceu o poder do mal e da morte.”

Nossa Senhora de Lourdes, intercede por nós!

15 visualizações1 comentário

Posts Relacionados

Santa Zita