Dia de Dom Bosco, padroeiro de Brasília e da Juventude


Nasceu em agosto de 1815 na Itália. Dedicou-se ao sacerdócio e à educação criando o sistema preventivo de educação. Também foi ativo no empenho da imprensa católica.

Morreu em 1888, aos 72 anos, e foi beatificado pelo Papa Pio XI em 1929.

Filho de camponeses pobres, ele teve uma meninice e juventude bastante difíceis. Apesar das dificuldades, ele era muito estudioso no seu tempo livre, pois teve que trabalhar para ajudar a mãe e os irmãos uma vez que ficou órfão de pai muito cedo.

Sua mãe era analfabeta, mas, fervorosa e sábia incentivava-o a crescer no amor a Deus e na ética cristã. Ela também o apoiava para não desistir de seus projetos pessoais.

Desde menino sentia o chamado de Deus e chamava os outros meninos para assisti-lo em suas performances musicais ou de teatro e catequizava-os.


Dom Bosco e os sonhos


Conta-se que “tal vocação tenha surgido de um sonho, onde Dom Bosco estava brigando com outros meninos e um homem, alguns acreditam ser Jesus Cristo, se aproximou e disse para educar, não com pancadas, mas com carinho.

Com sua missão em mente o menino manifestou sua vocação sacerdotal. João Bosco dizia: Quando crescer quero ser padre para cuidar dos meninos. Todo menino é bom; se há meninos maus é porque não há quem cuide deles.”


Entrou no seminário com 20 anos e logo começou a trabalhar com os meninos de rua guiando-os na fé e ensinando a eles uma profissão. Com um chamado forte criou em Turim o Oratório São Francisco de Sales, nascendo então a Congregação Salesiana que tem como principal objetivo a educação de jovens até hoje.


Também é corrente que Dom Bosco teve um sonho profético sobre a capital do Brasil:


“Em agosto de 1883, Dom Bosco, como é mais conhecido, sonhou que fazia uma viagem à América do Sul – continente que jamais visitou. No sonho, ele passou por várias terras entre a Colômbia e o sul da Argentina, vislumbrando povos e riquezas. Ao chegar à região entre os paralelos 15° e 20°, viu um local especial, onde, nas palavras de um anjo que o acompanhava em sua visão, apareceria “a terra prometida” e que seria “uma riqueza inconcebível.”


Dom Bosco foi aclamado pelo Papa João Paulo II como o Pai e Mestre da Juventude.


Oração a Dom Bosco


Oh! Pai e mestre da juventude, São João Bosco, que tanto trabalhastes pela salvação das almas, sede nossa guia em buscar o bem da nossa e a salvação do próximo, ajudai-nos a vencer as paixões e o respeito humano, ensinai-nos a amar a Jesus Sacramentado, a Maria Santíssima Auxiliadora e ao Papa, e obtende-nos de Deus uma santa morte, para que possamos um dia achar-nos juntos no Céu.

Assim seja.



Para saber mais acesse:-

https://cruzterrasanta.com.br/historia-de-dom-bosco/6/102/

https://www.senado.gov.br/noticias/especiais/brasilia50anos

16 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Santa Zita