17 de Maio - Dia da Internet

Quantos anos você acha que tem a internet? Já parou para pensar nisso?

Hoje você consegue imaginar o mundo sem ela? O fato é que todos os dias você e milhões de outras pessoas conectam-se em seus computadores ou smartphones para conversar, fazer negócios, ouvir música e trocar trilhões de informações.

Mas pasme ou não! Esse meio de comunicação já tem mais de 60 anos.

A rede teve seu início no fim da década de 50 para proteção e era usada apenas pelo exército. Como nos conta Luca Venturini:


Mas como surgiu a Internet? Sua origem remonta à época da Guerra Fria, mais especificamente à década de 1960, quando o exército americano se propôs a conectar em rede os computadores presentes em suas várias bases militares para facilitar a troca de informações importantes. Essa rede pode ser classificada com um precursor do que temos hoje.


Sabemos que as maiores invenções tecnológicas da humanidade relativas à comunicação nasceram no século XX, como o rádio, a televisão sem contar que na sagacidade por uma maneira rápida de contato e de levar notícias de maneira mais rápida tínhamos o telégrafo. Mas nenhum desses eventos se popularizou com tanta rapidez como o World Wide Web – o famoso www. criado em 1992 por Tim Berners-Lee que liga todos os computadores ao redor do planeta e permite o acesso a qualquer dado dentro da rede.

Se o rádio demorou quase 40 anos para atingir 50 milhões de pessoas e a televisão 12 anos, essa marca chegou via internet (sic) em apenas 4 anos. É quase como compararmos essa evolução à velocidade da luz.

Em 1962, a ARPAnet, o embrião da internet era usado em universidades americanas para compartilhar pesquisas e estudos acadêmicos barateando os custos de trabalhos que podiam estar sendo feitos concomitantemente em outras entidades.

Ano após ano, o que vemos são novas tecnologias e melhorias na qualidade e na segurança da maior rede, e talvez da maior invenção humana desde a roda.

Só no Brasil, segundo o Comitê Gestor de Internet, tinha 152 milhões de usuários da rede – quase 81% da população. Apesar disso sabemos que ainda há uma grande desigualdade nesse acesso entre as classes.

Com todos os problemas de falta de segurança. Com o velho e bom chavão que é o slogan “caiu na rede é peixe” e todas as dificuldades, fato é que talvez a internet seja o meio de comunicação mais democrático que já foi inventado pelo ser humano.

Difícil nos imaginarmos sem ela. E um fato que não dá para esquecer é que em 2020, em plena pandemia, as pessoas conseguiram se conectar de alguma maneira e a distância física tornou-se menor.

Tem o lado obscuro de todo processo, mas, deixemos para contar sobre ele em outro momento. Por hoje damos um viva a uma invenção que permite que eu fale com você instantaneamente e que você responda na mesma velocidade!

Bem-vindo à era digital!

Helena Fraga



Fontes: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2021-08/brasil-tem-152-milhoes-de-pessoas-com-acesso-internet

https://www.tecmundo.com.br/mercado/129569-historia-origem-da-internet-video.htm

https://www.tecmundo.com.br/infografico/9847-a-historia-da-internet-pre-decada-de-60-ate-anos-80-infografico-.htm

https://qualitacomunicacao.com/br/como-surgiu-a-internet









26 visualizações0 comentário

Posts Relacionados