Dia Mundial do Teatro



Dia 27 de março é comemorado o Dia Mundial do Teatro.


O teatro é uma arte muito tradicional na qual pessoas encenam personagens para narrar uma história. Conhecido como a quinta arte, o teatro tem um dia próprio que celebra a importância dessa linguagem artística: o Dia Mundial do Teatro. Essa data surgiu na década de 1960, sendo idealizada pelo Instituto Internacional de Teatro.


O teatro, enquanto linguagem e manifestação artística, existe desde a Antiguidade, e diferentes povos, como chineses e indianos, já realizavam a encenação de determinados acontecimentos. Já os egípcios faziam pequenas encenações como parte de rituais em homenagem aos seus deuses.

No entanto, o teatro moderno se inspirou no teatro grego. A própria origem da palavra teatro deriva do grego, theatron, nome utilizado para se referir ao local onde as pessoas poderiam assistir às peças teatrais na Grécia Antiga

O teatro nessa época era de muita importância para a vida na pólis, pois “tinha a finalidade de promover o sentimento de responsabilidade e o zelo pelas coisas públicas entre os cidadãos”|2|. As peças teatrais gregas eram encenadas ao ar livre e retratavam histórias que envolviam reis e rainhas bem como os deuses que faziam parte da crença local.

Na Antiguidade Clássica, o teatro se manifestou, ainda, na cultura romana, fortemente influenciada pelos gregos. Os romanos foram os responsáveis por difundir o teatro por toda a Europa, e a influência do teatro greco-romano seguiu presente na Europa medieval, embora houvesse grande preconceito contra essa arte, sobretudo durante a Alta Idade Média.

Foi a partir da Baixa Idade Média que o teatro ganhou importância na Europa, e, com as transformações culturais que aconteceram a partir do renascimento, uma série de grupos teatrais surgiram no continente. Com o tempo, novos gêneros foram aparecendo, como o drama, que surgiu por volta do século XVIII. No contexto do Brasil, fala-se que o teatro foi introduzido, no século XVI, pelos jesuítas. As peças teatrais, elaboradas inicialmente em latim, eram uma parte importante das estratégias dos jesuítas para a catequização dos nativos. Com o tempo, os jesuítas começaram a adaptar suas produções teatrais para o tupi-guarani, português e espanhol.


Texto original extraído do site https://brasilescola.uol.com.br/


9 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Santa Zita