Dia do Jornalista


Hoje é o dia dedicado aos profissionais de jornalismo.

Sou jornalista de formação. Minha turma a de 1983 da FACOS – Faculdade de Comunicação de Santos – sem falsa modéstia deu ao mercado vários nomes de peso. Eram outros tempos talvez mais românticos ou eu mais ingênua, fato é que a faculdade que escolhi porque gostava de escrever trouxe-me uma bagagem além do que eu poderia imaginar!

Não estou muito por dentro da grade curricular atual, mas, a minha foi bastante especial com aulas de filosofia, português, historia do jornalismo e as aulas de redação com dois dos maiores expoentes da época – Dirceu Fernandes Lopes e Eron Brum.

Tenho lembranças incríveis daquele tempo. Discussões temáticas acaloradas e amigos para a vida toda. Trabalhei pouco tempo na área. Fui assessora de imprensa da Associação Comercial de São Vicente, do Clube de Regatas Tumiarú de São Vicente e do Rotary Clube de São Vicente. Poucos mas anos intensos. A bagagem de vida que escrever para um boletim informativo me deu deixou-me mais solicita enquanto ser humano!

A data foi criada pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) em homenagem a Giovanni Battista Libero Badaró que lutou pelo fim da monarquia e a Independência do Brasil. Seu assassinado em novembro de 1830 por inimigos políticos gerou a um movimento popular que fez D. Pedro I abdicar do trono no ano seguinte em favor de seu filho D. Pedro II.

Em 7 de abril de 1908 também foi a data de fundação da ABI com “o objetivo de assegurar aos jornalistas todos os seus direitos.

Salve o jornalismo e homens e mulheres que lutam pela notícia com ética e imparcialidade como citou Gabriel Garcia Márquez “A ética deve acompanhar sempre o jornalismo, como o zumbido acompanha o besouro.”


Helena Fraga




69 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Santa Zita