São Barnabé




Barnabé significa filho da consolação apesar de não estar entre os doze o jovem é citado em Atos dos Apóstolos por seguir os apóstolos após a morte de Jesus. “Barnabé, considerado um “homem virtuoso repleto de Espírito Santo e de fé”, foi enviado para Antioquia da Síria, de onde chegavam notícias de numerosas conversões. Uma vez constatado que muitos acreditavam nele, Barnabé se alegra e exorta todos a “perseverarem com um coração resoluto no Senhor”. (https://santo.cancaonova.com/santo/sao-barnabe/)

Homem de posses vendeu todos os seus bens e repartiu entre os apóstolos de acordo com suas necessidades. José por batismo recebeu o apelido de Barnabé pelos seguidores de Jesus. Era bastante influente na primeira Comunidade Cristã e foi enviado para Antioquia (Síria) onde foi responsável por inúmeras conversões.

Em sua jornada foi o primeiro a acolher Paulo após sua conversão e encorajou-o em sua missão. “ Logo, mais uma vez, Barnabé intervém na vida de Paulo, encorajando-o na sua missão como Apóstolo dos gentios. Os dois permanecem em Antioquia, durante um ano, instruindo muitos. Precisamente ali, “pela primeira vez, os discípulos foram chamados cristãos”. Depois da pregação em Antioquia, Barnabé e Paulo partem para uma nova missão em Chipre. Com eles estava também João, chamado Marcos (o evangelista), primo de Barnabé. A etapa sucessiva era a Panfília, de onde João decide voltar para Jerusalém. Ao invés, Barnabé e Paulo prosseguem para a Pisídia, Licaônia, Listra e Derbe, mas, depois, voltam para Antioquia da Síria, detendo-se também em Perge e Atália.( https://santo.cancaonova.com/santo/sao-barnabe/)

A data de sua festa foi escolhida dia 11 de junho também dia de sua morte por apedrejamento. É padroeiro de Chipre, Antioquia e Milão onde foi bispo.

Oração a São Barnabé


"Santo Apóstolo Barnabé, volvei o vosso olhar a nós e a todos os apóstolos da Igreja, para que servindo ao Evangelho, possam encontrar a fortaleza necessária para nunca desanimar. Olhai para as pedras que se encontram em nosso caminho: que elas nos levem à santidade. Por Cristo Nosso Senhor. Amém!"


São Barnabé, rogai por nós



Fonte de pesquisa:- https://santo.cancaonova.com/santo/sao-barnabe/

https://www.calendarr.com/brasil/dia-de-sao-barnabe/




12 visualizações0 comentário

Posts Relacionados