Arte e Inclusão


A Arte, sem dúvida alguma, é uma das maiores aliadas para a inclusão de crianças com deficiência. O desenvolvimento global, autonomia, autoconhecimento, socialização, concentração, autoestima, percepção de si e do outro são apenas alguns dos benefícios que a arte proporciona à criança. Quanto mais cedo o estímulo acontecer, melhores serão os resultados que o indivíduo apresentará.


Tenho alunos que já estão comigo há muito tempo e hoje têm a idade de 15, 18, 23 anos, com variadas deficiências e que desenvolveram através da Arte uma sensibilidade única, que se deixam levar pelo lúdico de criar, interpretar, pintar, dançar, expressar-se através do corpo e que são capazes de realizar trabalhos lindos.

O instrumento principal de trabalho do ator é o corpo e como todos sabem, nosso corpo fala, demonstra sentimentos e sensações. Por isso, jamais duvidemos que todos somos capazes de usar a Arte como amiga de momentos não tão bons, mas também, e principalmente, em momentos incrivelmente maravilhosos.

Viva a inclusão infantil na Arte!!!






41 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

O Teatro