A internet mudou nossa vida. Até na hora de fazer café!


A Internet mudou a nossa vida de uma maneira que nem percebemos. Há pouco mais de 20 anos, nós mortais, nem imaginávamos que um dia dependeríamos dessa tecnologia para nos atualizar, fazer descobertas, conectar e conversar com outras pessoas.


A internet deixou de ser simples diversão para ser um instrumento de trabalho e para ajudar a resolver nossos problemas do dia a dia. O que fazer, como fazer, onde ir, como ir...



Há alguns meses comprei, pela internet, uma cafeteira elétrica digital touch, que não vou dizer a marca para não fazer propaganda gratuita. Uau... apesar do nome, é uma cafeteira elétrica como todas as outras, mas com um visor digital e programável. Todos os dias, exatamente às 6h10 da manhã (horário que programei) ela liga sozinha e faz o café. Ao acordar, o café está quente e fresquinho. Top não é?


Porém, 2 meses após o uso, a cafeteira começou a apresentar um comportamento estranho. Demorava para passar o café, puxava pouca água, fazia barulhos em excesso, muito vapor e no fim, fazia 10% do volume de café que deveria fazer. Pensei: "puxa vida, a cafeteira é novinha e já deu problema?"


Como bom consumidor nascido nos anos 70, fui olhar no manual que veio com o produto, naquela parte de "possíveis problemas". Hum... nada se referia ao que estava acontecendo.


Como bom consumidor nascido nos anos 70, fui procurar no manual uma assistência técnica. Afinal há 20 anos era isso que fazíamos quando um eletrodoméstico quebrava. Nada...



Como bom consumidor nascido nos anos 70, fui verificar se dava para "desmontar" a cafeteira para tentar encontrar o problema. Talvez uma mangueira ou fio soltos. Sem chance...


Resolvi então me render e sentar na frente do computador para "dar um google".


Na primeira pesquisa "googlei" o que achei mais básico: "cafeteira passa pouca água"


Tá achando estranho os termos "dar um google" ou "googlei"? Sabia que google virou um verbo? Confere aqui

Fiquei até zonzo de tantos sites e vídeos que apareceram sobre o tema. Fui olhando, fuçando e descobri que talvez a cafeteira estivesse entupida.

Na segunda pesquisa "googlei" de forma mais enfática: "como desentupir a cafeteira"

Novamente um monte de resultados. Fui peneirando até descobrir que as cafeteiras elétricas "calcificam". Sabia disso?



A calcificação da cafeteira tem a ver com o pH (nível de acidez) da água utilizada para fazer o seu café todos os dias. Normalmente, cada equipamento tem um número de doses ou litros de café a serem servidos pré-determinado pelo seu software até que seja necessário realizar o processo de descalcificação

Uau... Resumindo, entope por calcificação. Os sedimentos da água + o vapor do pó de café entram no duto, dificultando a passagem da água e reduzindo a eficiência da cafeteira.


Finalmente encontrei um site que ensinava a "descalcificar" a bendita!


Fica a dica de como descalcificar sua cafeteira:

1) Dilua uma colher de sopa de bicarbonato de sódio para cada 1 litro de água

2) Coloque a mistura no reservatório de água da cafeteira (até o nível máximo)

3) Ligue a cafeteira como se fosse passar o café

4) Quando chegar na metade do ciclo, desligue a cafeteira por 10 minutos. A água quente com o bicarbonato irá fazer o serviço.

5) Após 10 minutos ligue a cafeteira novamente e deixe o ciclo terminar.



Você não faz ideia da sujeira que cai na jarra!

Repita o processo até que a água pare de sair com sujeira.

Depois que ela esfriar (claro), lave as partes removíveis e faça o processo novamente apenas com água para limpar internamente.


Problema resolvido. A cafeteira voltou a funcionar como nova!


Voltando ao começo do texto, a internet realmente mudou a nossa vida.

Veja quantas descobertas eu fiz a partir do problema de não conseguir fazer café na minha cafeteira elétrica.

Descobri o problema, a causa, a solução e ainda estou tendo a oportunidade de compartilhar isso aqui com você, que talvez também tenha uma cafeteira elétrica que não faz mais aquele café como antigamente.

E tudo isso pela internet.


Esse "probleminha caseiro" apenas mostra como somos inundados de informação e descobertas a todo momento, seja pelo Whatsapp, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok, sites, portais, waze, google maps, uber, ifood, internet banking e tantos outros apps que estão na palma da nossa mão.

Ou até mesmo simplesmente "dando um google".


Você consegue se imaginar, hoje em dia, sem acesso à internet? Desconectado do mundo online?

Isso é bom? Ou é ruim?


Será que em breve estaremos mais online do que offline e viveremos em um mundo "paralelo"?

metaverso
Você está preparado para uma nova realidade?

Vem aí o Metaverso, uma realidade virtual imersiva e interativa onde as pessoas poderão se relacionar virtualmente. Isso está mais perto do que imaginamos. Ou você acha que o Facebook mudou o nome da empresa para "Meta" à toa. Mas esse assunto fica para outro artigo.


Por já, basta aceitarmos que a internet definitivamente mudou a nossa vida. Até na hora de fazer café.


Aproveite a internet e a tecnologia, mas mantenha suas conexões reais com as pessoas!

Até a próxima

12 visualizações0 comentário