Maio — mês especial


Em 1917 Nossa Senhora fez sua primeira aparição na Cova de Iria no dia 13 de maio aos pastores Lucia, Francisco e Jacinta e continuou aparecendo aos pequeninos por seis meses consecutivos. O Tricesimum conhecido como 30 dias com Maria data do século XII. E como Maria é a Mãe de Deus, aqui em nosso Brasil dedicamos o segundo domingo do mês para homenagear nossas mães.

É também tempo de comemorar as noivas e os casamentos. Segundo o site Brasil Escola, “Do ponto de vista do catolicismo, maio tem um significado importante: a consagração de Maria. Como para a Igreja o matrimônio está ligado à pureza, à formação de uma nova família e ao fortalecimento do compromisso com a fé, o mês tem uma simbologia para as noivas que desejam oficializar a união no Cristianismo”.



Nesse mês com temperaturas amenas, onde o outono está quase terminando e o inverno querendo chegar, outros momentos importantes são lembrados. A ONU decretou em maio de 2011 a Década de Ação para Segurança no Trânsito e motivado por essa ação nasce o Maio Amarelo (2014), para conscientização de educação e segurança no trânsito que, como sabemos, ceifa milhares de vida em todos os cantos do mundo.

“A cor amarela foi escolhida por ser a cor da advertência no trânsito. Placas amarelas alertam ao motorista sobre possíveis problemas à frente. A cor amarela do semáforo traduz-se em atenção. Portanto, o amarelo é hoje o sinal de alerta no trânsito de todo o mundo (...) Portanto, o Movimento MAIO AMARELO é uma ação, não uma campanha ou um programa. Cada entidade, empresa ou cidadão comum pode e deve utilizar o laço amarelo para demonstrar que adota posturas de responsabilidades no trânsito e entende o transitar seguro como uma ação de toda sociedade e não apenas de um organismo específico. E esse alerta vale para o ano todo. Use o amarelo. Use o laço e faça do trânsito um lugar de mais respeito, segurança e gentileza.” (https://maioamarelo.com/2014-2/)

No Brasil ainda relembramos a Abolição dos Escravos, dia do silêncio, do turismo, da liberdade de imprensa, Star Wars Day, do café, da massagista e tantas outras datas importantes.

Particularmente adoro Efemérides. É uma maneira de aprenderemos sobre porque as coisas acontecem. Qual a importância delas, na nossa história enquanto civilização. E a nossa necessidade de comemorar, de lembrar e ser lembrado e humanizar a sociedade sobre acontecimentos importantes fazem parte da nossa história.

Que nosso maio seja produtivo, acolhedor e uma ponte para nos interiorizarmos e orarmos por paz ao mundo.

Beijo no coração!

Paz e bem!

Helena Fraga


Fontes (sites): Arquidiocese Brasília; Brasil Escola; Maio Amarelo

21 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Olhares