22 de Abril


Afinal, o Brasil foi descoberto?!

Não consigo mais acreditar na falta de vento que levou Pedro Álvares Cabral até o litoral da Bahia. Se Colombo chegou à América do Norte oito anos antes... e se sabidamente Portugal foi o povo com mais tecnologia de navegação depois dos Fenícios é mais ou menos óbvio que Cabral sabia para onde precisava ir...

Há citações de alguns historiadores que “em 1498, o comandante Duarte Pacheco Pereira teria atingido o litoral brasileiro na atual região norte, explorando parte das terras que pertencem aos estados do Pará e do Maranhão. Porém, essa descoberta teria sido guardada em segredo. Dois anos depois, em 1500, Cabral partia em direção às Índias quando foi surpreendido com o litoral daquilo que futuramente seria o estado da Bahia” (calendarr.com.br)

O que assusta é hoje não comemorarmos o dia 22 de abril como merecemos! Afinal, descoberto, encontrado ou chegando aqui propositalmente, há 522 anos começava nosso Brasil e com todos os problemas que temos somos um imenso torrão de oito milhões e meio de quilômetros quadrados com toda espécie de flora, fauna, temperatura e belezas naturais.

Nosso país é tão especial que conheço muitos executivos de multinacionais que vieram para ficar por aqui por seis meses e não retornaram mais. Bom mesmo será quando dermos o verdadeiro valor ao que temos e valorizarmos nossa pátria.

Também hoje comemoramos o Dia da Comunidade Luso-Brasileira, uma justa homenagem aos nossos colonizadores e à maior comunidade portuguesa fora de Portugal.

A data foi criada em 22 de abril de 1967 a partir do projeto de lei do senador Vasconcelos Torres através da Lei 5.270. As duas pátrias têm características muito parecidas e trocam imigrantes há anos. Aqui abrigamos muitos portugueses ao longo, principalmente, das décadas de 30 a 60 e sabemos que hoje muitos brasileiros têm tentado a sorte além-mar.

Não podemos deixar de assinalar que hoje também comemoramos o Dia da Terra. Data criada em 1970 nos EUA quando o senador Gaylord Nelson organizou o fórum ambiental que teve participação de 20 milhões de pessoas.

“A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – Unesco intitula esta data como ‘Dia Internacional da Mãe Terra'. Todos os anos, um tema para a data comemorativa é escolhido.” (calendarr.com.br)

O importante é que não esqueçamos que 22 de abril tem uma importância em nossa vida e no mundo em que vivemos. Homenagear nosso planeta, as navegações marítimas que deram início a nossa pátria e o povo português por desbravar literalmente os sete mares.

Paz e bem!

Beijo no coração

86 visualizações1 comentário

Posts Relacionados

Santa Zita